Dúvidas?
Chama no Whats!

A ORIGEM

Somos um estúdio de design editorial que surgiu através de um projeto familiar que uniu expertise de mãe e filha.

Cláudia conciliava, a mais de 10 anos, sua rotina de escritório com freelances de digitação e pré-produção editorial de livros. Atendia principalmente a escritores aversos a tecnologia. Já Camila, sua filha, sempre teve paixão por tecnologia, artes e fotografia. É formada em Comunicação e sua área de atuação sempre foi mais voltada para criação e direção de arte tanto para mídias online quanto gráficas (off-line).


Em 2020, produziram um livro a partir dos manuscritos deixados por Francelina, avó de Cláudia e bisavó de Camila, que sempre sonhou em ser escritora mas devido a sua origem humilde teve que  abdicar dos seus sonhos e estudos para trabalhar e cuidar de sua família.

O Diário de Francelina

Portuguesa de alma e brasileira de coração, Francelina da Silva Nogueira sempre nutriu amor pela literatura e o sonho de se tornar uma grande escritora e jornalista. De origem muito humilde e sem acesso aos estudos teve que deixar seu sonho em segundo plano para enfrentar sua dura realidade. Em 2021, 37 anos após sua morte, teve seu sonho realizado com a organização de seus manuscritos em formato de um livro promovido por sua neta, Cláudia Vollger.

A Tucuman

A partir desse projeto decidiram fundar a Tucuman e profissionalizar a parceria no trabalho editorial com o propósito de quebrar o mito de que publicar um livro é algo burocrático e dispendioso restrito apenas a grandes autores.

E assim como o que deu origem a essa parceria foi uma história de família, o nome do empreendimento não podia fugir disto. Tucuman faz menção ao nome do vapor utilizado por Max Völlger, avô paterno de Cláudia e bisavô de Camila, em sua vinda definitiva para o Brasil no ano de 1922.